top of page
Foto do escritorMurilo Jorge

Gado é tudo igual? – Entenda quais são as principais raças de bovinos

Atualizado: 23 de fev. de 2023

É muito comum, principalmente pra nossa região aqui no Mato Grosso, ouvirmos falar de um produtor rural ou alguém que já visitou um sítio/fazenda que atua na pecuária de corte ou leiteira que lá nessa propriedade existe um gado nelore, um gado cruzado, ou até ouvirmos o nome de algumas “raças”, como por exemplo, “aqui eu só trabalho com gado Senepol ou Gir leiteiro”. Mas você sabia que os bovinos são divididos por raças e cada raça possui a sua aptidão específica?


Nesse post vamos mostrar quais são as principais raças de bovinos, como elas surgiram, onde elas surgiram (seu local de origem) e qual a principal aptidão de exploração de cada raça (Corte/leite).


Pra gente poder entender mais sobre as diversas raças existentes devemos entender que, como qualquer espécie, os bovinos possuem uma classificação zoológica, sendo ela:


Classe – Mamíferos

Ordem – Ungulados (mamíferos que possuem casco)

Subordem – Artiodátilos (casco em forma de fenda)

Grupo – Ruminantes

FamíliaBovidae

SubfamíliaBovinae

SubespéciesBos taurus indicus

Bos taurus taurus


Essa classificação zoológica ou também conhecida como classificação taxonômica, é a forma que os cientistas e pesquisadores encontraram para agrupar e classificar as espécies de seres vivos, tanto os existentes como os que já estão extintos.


Mas voltando a falar de gado, agora em um contexto histórico, existem relatos de cientistas que mostram que na idade da pedra lascada (Período paleolítico – 2,7 milhões de anos até 10 mil anos atrás) os caçadores da época situados nas regiões da Europa e no norte do continente africano, já perseguiam um tipo de gado selvagem chamado de “aurochs” (Bos primigenius) – imagem abaixo. Sim pessoal, antes mesmo de Raul Seixas nascer (há 10 mil anos atrás) nossos ancestrais distantes já faziam uso dos bovinos através da caça, principalmente para sua alimentação.


Gado selvagem conhecido como Aurochs (Bos primigenius). Ancestral comum dos bovinos que conhecemos hoje.
Aurochs (Bos primigenius)

Cientistas afirmam que o aurochs (Bos primigenius) deu origem as atuais raças domesticadas de bovinos, sendo seu berço de origem no subcontinente indiano (Região norte da Índia até os desertos da Arábia), e logo após a era glacial, ocorrida em 250 mil anos atrás, o aurochs se espalhou para outras regiões do globo, como Oriente Médio, Europa e China.


Quando os aurochs se “separaram” para outros locais do mundo começou um processo de diferenciação desses animais, o que deu origem as duas principais subespécies, o Bos primigenius primigenius que originou o gado europeu (Bos taurus) e o Bos primigenius namadicus originando o gado asiático ou zebu (Bos indicus).



Nas imagens acima temos dois exemplos de animais, o da esquerda Aberdeen Angus (Bos taurus) representando os taurinos, e o da direita o nelore (Bos indicus) do grupo dos animais zebuínos.


Os bovinos podem ser divididos em 4 categorias:


1. Taurinos (Bos taurus)

2. Zebuínos (Bos indicus)

3. Taurinas adaptadas ou crioulas

4. Compostas (Bos indicus x bos taurus)


TAURINOS (Bos taurus)

Os taurinos são originários na região da Europa, conhecidos também como gado europeu. São alguns exemplos de taurinos o Aberdeen Angus, Red Angus, Red Poll, Blonde d´Aquitaine, Charolês, Chianina, Limousin, Marchigiana, Pardo-Suíço (Dupla aptidão) e Simental. São animais com aptidão para a pecuária de corte.


Red Angus

Aberdeen Angus

Charolês

Outros exemplos de taurinos são Hereford, Shorthorn, Normando e o Pardo-Suíço (Dupla aptidão). Esses animais são mais indicados para a produção de leite.


Hereford

Pardo-Suíço

ZEBUÍNOS (Bos indicus)

Os zebuínos são animais originários da Índia e os mais adaptados geneticamente as condições dos tropicais. Quando os zebuínos foram introduzidos no Brasil, por volta do século XIX, causaram uma verdadeira revolução na pecuária nacional. De acordo com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) os zebuínos compõe cerca de 80% do rebanho bovino brasileiro.


Os animais Bos indicus que possuem uma melhor aptidão para a pecuária de corte são: Nelore (mais comum no Brasil), Guzerá (Dupla aptidão), Tabapuã, Indubrasil (Dupla aptidão), Sindi e Brahma. Já o Guzerá, Gir e o Indubrasil são animais zebuínos que possuem uma melhor aptidão para a produção de leite.


Tabapuã

Nelore

Indubrasil

TAURINAS ADAPTADAS ou CRIOULAS

São algumas raças de taurinos que ao longo do tempo conseguiram se adaptar bem aos trópicos, alguns exemplos desses animais são o Caracu, Lajeano e o Senepol.


Senepol

Caracu

COMPOSTAS (Bos indicus x bos taurus)

O gado desse grupo são animais provenientes dos cruzamentos entre as raças Bos indicus e Bos taurus. Esses cruzamentos são realizados visando combinar a rusticidade e adaptabilidade das duas raças, aumentando a produtividade e qualidade do produto fornecido pelo animal, sendo ele leite ou proteína animal (Carne).


Os animais mais comuns são: Brangus (5/8 Angus x 3/8 Zebu); Purunã (1/4 Charolês x 1/4 Caracu x 1/4 Aberdeen Angus x 1/4 Canchim); Simbrasil (5/8 Simental x 3/8 Nelore) e Braford (5/8 Hereford x 3/8 Zebu).


Braford

Brangus

O que mostramos nesse artigo são apenas algumas raças de bovinos existentes no Brasil e no mundo. Se caso os amigos queiram se aprofundar mais sobre o tema das raças de bovinos, separamos alguns links abaixo de páginas que abordam o assunto que foi tratado aqui. Também temos em nossa página artigos para download com informações complementares sobre os bovinos.


Referências







Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Outras publicações:

IMG_20210505_063322.jpg

Assine nossa newsletter •

Obrigado(a)!

bottom of page